Letras Em Ação

Monitoria de estudante para estudante

Letras em ação

O Projeto Letras em Ação é uma iniciativa inovadora desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), com o objetivo de oferecer suporte aos alunos que enfrentam dificuldades no aprendizado de Língua Portuguesa e Literatura. A Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR), em Aquidauana, foi escolhida como escola piloto para a implementação desse projeto, que visa fortalecer o desempenho acadêmico por meio da monitoria de estudante para estudante.

Objetivos do Projeto

O Projeto Letras em Ação tem como principal objetivo melhorar o desempenho escolar dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e interpretação de texto. Por meio de uma abordagem colaborativa, os alunos que demonstram maior facilidade e domínio dessas áreas são selecionados para atuar como monitores, auxiliando seus colegas que apresentam dificuldades.

Estrutura do Projeto

Os monitores são escolhidos com base em critérios como desempenho acadêmico, perfil colaborativo e interesse em auxiliar outros estudantes. Eles recebem orientação pedagógica para desempenhar seu papel de facilitadores no processo de aprendizagem, oferecendo aulas de reforço em horários específicos e previamente organizados. Durante essas sessões, os monitores revisam conteúdos fundamentais, ajudam na resolução de exercícios e promovem atividades práticas para reforçar a compreensão dos temas abordados.

Impacto e Desenvolvimento

O Projeto Letras em Ação não só fornece suporte acadêmico, como também promove o desenvolvimento de habilidades interpessoais e pedagógicas dos alunos monitores. Ao assumirem a função de orientadores, esses alunos desenvolvem competências como liderança, responsabilidade e empatia, enquanto os alunos monitorados recebem um acompanhamento mais personalizado em um ambiente amigável e colaborativo.

Idealização e Apoio

O Projeto Letras em Ação conta com o apoio institucional de importantes iniciativas, como o PIDEM (Projeto de Incentivo à Docência no Ensino Médio) e a FADEB-MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul). Esses parceiros desempenham um papel crucial na concepção, execução e sucesso do projeto, oferecendo apoio técnico e pedagógico, além de capacitação para os monitores, garantindo a qualidade e eficácia do programa.

Resultados Esperados

O Projeto Letras em Ação visa um aumento significativo no desempenho acadêmico dos estudantes em Língua Portuguesa e Literatura, além de proporcionar maior confiança e autonomia para os alunos monitores e monitorados. Essa iniciativa promove uma cultura de aprendizado colaborativo, onde os alunos são incentivados a aprender com seus pares, fortalecendo o espírito de cooperação dentro da escola.


O Projeto Letras em Ação, idealizado em conjunto com o PIDEM e a FADEB-MS, representa um avanço na educação pública do Mato Grosso do Sul ao envolver os próprios alunos no processo de ensino e aprendizagem. A iniciativa fortalece os laços de cooperação dentro da comunidade escolar e contribui para a formação de estudantes mais preparados e engajados em seu desenvolvimento educacional, criando um ambiente propício para o aprendizado contínuo.

Logo pidem
Logo Fadeb
Logo Cejar
LogoSED

Educação transformadora, oportunidades infinitas. Educação é o poder que transforma vidas, abrindo portas para novas oportunidades e moldando futuro.