Matemática Em Movimento
Monitoria de estudante para estudante
O Projeto Matemática em Movimento é uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), que visa promover o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades matemáticas entre os alunos do estado. A Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR), localizada em Aquidauana, destaca-se como a escola piloto desse projeto inovador, que tem como principal objetivo proporcionar apoio e reforço escolar em matemática para estudantes que enfrentam dificuldades na matéria.
Objetivos do Projeto
O Projeto Matemática em Movimento busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, mas também promover a cooperação e a solidariedade entre os estudantes. Ao utilizar uma abordagem de monitoria de estudante para estudante, o projeto permite que alunos selecionados, que se destacam na disciplina de matemática, assumam a responsabilidade de lecionar e auxiliar seus colegas. Essa metodologia tem se mostrado eficaz, pois a interação entre pares facilita a compreensão de conceitos matemáticos e torna o aprendizado mais acessível e envolvente.
Idealizadores do Projeto
Esse projeto conta com a colaboração do PIDEM (Projeto de Incentivo à Docência no Ensino Médio) e da FADEB-MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), que desempenham um papel fundamental na sua idealização e implementação. Essas instituições se dedicam a fortalecer a formação docente e a qualidade do ensino, contribuindo significativamente para o sucesso do Projeto Matemática em Movimento.
Estrutura do Projeto
Os alunos selecionados para participar do projeto atuam como monitores, oferecendo aulas de acompanhamento e reforço em horários e dias específicos da semana. Durante essas sessões, os monitores trabalham com os estudantes que apresentam dificuldades, abordando tópicos essenciais do currículo de matemática, revisando conteúdos e realizando exercícios práticos. Essa estratégia não apenas beneficia os alunos que recebem ajuda, mas também proporciona aos monitores uma oportunidade de aprofundar seus próprios conhecimentos e habilidades pedagógicas.
Impacto e Resultados
A implementação do Projeto Matemática em Movimento na Escola CEJAR tem gerado resultados positivos e visíveis. Os alunos que participam das aulas de reforço demonstram melhorias no desempenho acadêmico, além de um aumento na confiança em suas habilidades matemáticas. Para os monitores, a experiência de lecionar contribui para o desenvolvimento de competências como liderança, comunicação e empatia, que são valiosas em qualquer trajetória profissional futura.
O Projeto Matemática em Movimento, liderado pela SED/MS e desenvolvido na Escola CEJAR, é uma demonstração clara do compromisso com a educação de qualidade e a inclusão. Ao promover um ambiente de aprendizado colaborativo, onde alunos se ajudam mutuamente, o projeto não apenas melhora os resultados acadêmicos, mas também fortalece os laços comunitários entre os estudantes. Essa iniciativa é um exemplo de como a educação pode se reinventar e se adaptar às necessidades dos alunos, criando um futuro mais promissor e acessível para todos.
Educação transformadora, oportunidades infinitas. Educação é o poder que transforma vidas, abrindo portas para novas oportunidades e moldando futuro.
Mais acessados
Ultimas noticias
Contato
Secretaria
Coordenação Pedagógica
- Rua José Bonifacio, 595
- Bairro Alto
- Cep: 79200-000
- Aquidauana / MS